Caminhos para o Doutorado Sanduíche: Oficina de Preparação para Bolsas CAPES-PDSE e Fulbright Brasil

Objetivos da oficina: A oficina tem como objetivo apoiar estudantes de pós-graduação em Antropologia Social no processo de candidatura a bolsas de doutorado sanduíche no exterior, com foco nos editais CAPES-PDSE e Fulbright Brasil. Dividida em dois encontros, a atividade buscará orientar os participantes desde os primeiros passos da internacionalização até a elaboração inicial de seus projetos de pesquisa.

Metodologia: No primeiro dia, mapearemos os interesses, estágios e dúvidas dos participantes quanto à realização de parte do doutorado no exterior. Em seguida, serão oferecidas orientações práticas sobre como encontrar um professor estrangeiro para ser o seu orientador, assim como redigir um primeiro e-mail de apresentação a um possível orientador internacional, com espaço para escrita e revisão coletiva dos textos. No segundo dia, serão apresentadas perguntas frequentes presentes nos projetos e formulários de candidatura às bolsas CAPES-PDSE e Fulbright Brasil. A partir delas, os participantes serão incentivados a redigir respostas preliminares que poderão ser posteriormente desenvolvidas como parte de seus projetos. A oficina pretende oferecer um espaço colaborativo e seguro para troca de experiências, com foco na construção coletiva de estratégias de internacionalização.

Materiais e recursos necessários: Sala com projetor. É recomendado que os participantes tragam seus próprios laptops para pesquisa e elaboração dos textos durante a oficina.

Número de vagas: 15 participantes

Carga horária: 6 horas divididas em 2 dias.

Coordenação:

Virgínia Squizani Rodrigues (Pesquisadora do TRANSES (PPGAS/UFSC) e da Red Latinoamericana de Antropología del Trabajo);

Priscila Oliveira dos Anjos (PPGAS/UFSC).