Ebó Epistêmico: por uma práxis de antropologias antirracistas
O termo “Ebó”, na língua Yorubá, significa “oferta”. Ao combiná-lo com o adjetivo “epistêmico”, expressamos a intenção de oferecer ao mundo uma abordagem que seja ética, estética, política e epistêmica ao mesmo tempo, reunindo saberes diversos, afirmativos, contestadores e críticos da realidade social (Rufino, 2019). O objeto é apresentar contribuições de pesquisadoras negras para repensar a disciplina de Antropologia e suas possibilidades de aplicação, assim como construir conjuntamente com o público ideias de aplicação de antirracismos no
cotidiano e nas práticas antropológicas. O público alvo são estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da Antropologia que busquem em sua prática profissional serem antirracistas. Por antirracismo entendemos um compromisso ativo em combater o racismo em todas as suas formas, não se tratando apenas em se opor ao racismo, mas de promover a igualdade racial e a justiça social (Carine, 2023). Para tanto, a oficina será dividida em duas sessões: a primeira em que abordaremos o lugar das populações negras na Antropologia brasileira, com a realização de dinâmicas que busquem identificar protagonismos negres enquanto produtores do conhecimento antropológico, e identificaremos os impactos do racismo (dito) científico ao racismo epistêmico. Já a segunda sessão tratará das características do trabalho antropológico, e o que ele pode vir a ser na interlocução com valores afrocivilizatórios, com partes expositivas, mas, sobretudo, com realizações de exercícios que busquem a integralização do corpo e o posicionamento frente à luta antirracista dentro da disciplina antropológica. A oficina há de ser realizada em uma sala com projetor e cadeiras móveis para possibilitar organização em círculo. Os demais materiais serão disponibilizados pelos proponentes da oficina.
Capacidade máxima de 20 pessoas.
Coordenação:
Jo P. Klinkerfus (PPGAS/UFSC);
Alexandra Alencar (PPGAS/UFSC);
Giovanna Barros (PPGAS/UFSC);
Nícolas Quadros (PPGAS/UFSC);
Binah Ire (PPGAS/UFSC);
Kellyn Gaiki Menegat (PPGAS/UFSC);
Lucas Saraçol (PPGAS/UFSC).