Organização das Jornadas

Conheça abaixo um pouco sobre quem constrói as Jornadas Antropológicas 2025!

 

Secretaria

Alana Pacheco Dos Reis Verani  – Doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFSC), mestra pela mesma instituição e bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS/UFSC). Sua atual pesquisa está relacionada às convenções de gênero, parentesco, parentalidades e animais de estimação.

 

Milena Weber Rodrigues – Doutoranda em Antropologia Social (PPGAS/UFSC), é mestre em antropologia e cientista social (UFRGS). Desenvolveu pesquisas junto à comunidade de indígenas migrantes e refugiados da etnia Warao na cidade de Porto Alegre. Atualmente é membro do Coletivo de estudos com ambientes, percepções e práticas (CANOA/PPGAS/ UFSC) e tem como interesses de estudo a antropologia do mar e da pesca.

 

Vitória da Silveira Alves – Antropóloga e mestranda no PPGAS/UFSC. Pesquisadora do Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas (CANOA/UFSC) e integrante da Comissão de Antropologia Digital da IUAES. Faz pesquisa com pescadores das Baías Sul e Norte de Florianópolis tentando entender a percepção dos mesmos sobre mudanças climáticas, infraestruturais e legislativas.

 

Comunicação

 

Aleixo Fonseca Bueno Dos Santos – Artista visual, Cientista Social formade pela UFSC, atualmente cursando mestrado em Antropologia Social no PPGAS/UFSC. Pesquisador  vinculado ao NIGS – Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, onde desenvolve pesquisa acerca da criação de comunidade entre pessoas não-binárias.

 

Maria Fernanda Alamini – Urbanista e Arquiteta, mestranda em Antropologia Social no PPGAS/UFSC, permeia as áreas das artes visuais (representações gráficas e fotografia) e antropologia urbana; Pesquisadora vinculada ao NUER/UFSC – Núcleo de Identidades e Relações Interétnicas e NEABI/UNIPLAC – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, sua pesquisa se desenvolve em torno de memórias das comunidades negras sobre as formações urbanas. 

 

Tesouraria

 

Eduardo Akira Suzumura – Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrando em Antropologia Social no PPGAS/UFSC. Pesquisa temas localizados nas interseções entre alimentação e saúde.

 

Gabriel Kouke de Souza Sabanay – Cientista Social e mestrando em Antropologia Social pela UFSC (PPGAS/UFSC). Participa como pesquisador do Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas (CANOA/UFSC). Pesquisa contextos científicos e laboratoriais, produção de paisagens, regimes institucionais de conhecimento e domesticação de tainha.

 

Gabriel Luz Siqueira de Aquino Vieira – Cientista Social formado pela UFSC, atualmente é mestrando em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC e pesquisador do coletivo de estudos em ambientes, percepções e práticas (Canoa/UFSC). Sua pesquisa se debruça sobre o cultivo de uma espécie de alga exótica (Kappaphycus Alvarezii) em Florianópolis/SC e compõe o cineclube Viramundo.

 

Comissão Científica

 

Aleixo Fonseca Bueno Dos Santos – Artista visual, Cientista Social formade pela UFSC, atualmente cursando mestrado em Antropologia Social no PPGAS/UFSC. Pesquisador  vinculado ao NIGS – Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, onde desenvolve pesquisa acerca da criação de comunidade entre pessoas não-binárias.

 

Amanda de Oliveira Gabinio – Cientista social e mestranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sob orientação da Prof. Dra. Viviane Vedana, pesquisa sobre produção de moda na cena do skate em Florianópolis (SC). Tem interesse no tema da construção de identidades sociais e suas relações com a vida nas cidades. Atua em Antropologia Urbana, Visual e da Moda.

 

Ariel de Lima Vieira – Graduado no ano de 2019 em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá, iniciou o mestrado em 2021 na Universidade Federal de Santa Catarina, e sob orientação da Prof. Dra. Viviane Vedana, concluiu em 2023 sua dissertação sobre técnica e paisagem nos fazeres da agricultura familiar. Pesquisador do CANOA/PPGAS/UFSC, atualmente se dedica a entender os sistemas sociotécnicos da pesca artesanal em Florianópolis. 

 

Guilherme Henrique Vasconcelos Leonel – Bacharel em Jornalismo pela Universidade de Taubaté (Unitau). Mestre e doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas (CANOA) e do Grupo de Estudos em Oralidade e Performance (GESTO). Em sua pesquisa observa os processos técnicos e modos de relação com a paisagem em contextos de invasão biológica com enfoque no peixe-leão (Pterois volitans) no nordeste brasileiro. Suas áreas de interesse são Antropologia da Técnica; da Paisagem; Multiespécies; e da Alimentação

 

Mirian Borges Da Silva – Doutoranda em Antropologia Social (PPGAS/UFSC), mestra em Sociologia (PPGSOC/UEL), bacharel e licenciada em Ciências Sociais (UEL) e em Pedagogia (UNINTER). Como proposta de pesquisa, têm estudado os atravessamentos entre corpos, expressões artísticas e sexualidades. 

 

Comissão de Monitoria

Milena dos Reis Rabelo – Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Pesquisadora do Instituto de Pesquisa TABIHUNI: Núcleo de Pesquisa e Experimentações das Teatralidades Contemporâneas e suas Interfaces Pedagógicas, na Universidade Estadual do Amazonas/UEA. Integrante do Núcleo de Estudos Saberes Costeiros e Contra Hegemônicos (NECO), na Universidade Federal do Rio Grande/FURG; e do Grupo de Estudos em Oralidade e Performance (GESTO), na Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas etnográficas com comunidades (neo)Pagãs e de Bruxarias (neo)Pagãs no Brasil e seus cruzos religiosos, espirituais e ecológicos, sobretudo a partir dos seguintes temas: materialidades, criatividades, paisagens, cosmologias e mudanças climáticas.

 

Priscilla Gusmão P. Pereira – Antropóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestranda em Antropologia Social (PPGAS/UFSC). Integra o Núcleo de Estudos sobre Identidades e Relações Interétnicas (NUER) e o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), ambos da UFSC. Desenvolve pesquisas com foco em questões migratórias.

 

Bruna Cobelo Pinelli – Mestranda em Antropologia Social (PPGAS/UFSC), bacharel e licenciada em Ciências Sociais (UFSC). Membro do Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas (CANOA) e do Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb). Desenvolve duas linhas de pesquisa, a primeira tange às questões etnológicas sobre comunidades indígenas e saneamento básico, e a segunda sobre a poesia como ferramenta didática de ensino. 

 

Comissão Audiovisual

 

Éder Braz – Doutorando em Antropologia Social (UFSC). Através de imagens e objetos de afeto, investigo sentidos de pertencimento, memória, trajetórias e identidades negras no RS. Inquieto pelos movimentos que atravessam o meu corpo-memória no mundo, busco construir contranarrativas com vestígios que se entrelaçam no tempo.

 

Luz Mariana Blet – Doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduanda em Cinema (UFSC), Mestre em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal  Fluminense (UFF), Especialista em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Estácio de Sá de Santa Catarina. Atua nas áreas de produção cultural, fotografia, audiovisual e educação.

Sergio de Almeida Pereira Machado (Cid) – Realizador audiovisual residente em Santa Catarinense com experiência em produção, direção e roteiro. Mestre em Antropologia Social – PPGAS/UFSC. Sócio-administrador da produtora vocacionada Filmes de Apartamento. Associado da APAN. Pesquisador nas áreas de Antropologia Social, Cinema, Educação e Geografia. Integra o Coletivo Audiovisual Olho Negro e o Coletivo Panelinha  Audiovisual do PPGAS – UFSC. 

Paula Pflüger Zanardi – Doutoranda em antropologia, gestora de políticas públicas e projetos culturais voltados ao patrimônio imaterial. Atua com metodologias participativas junto a comunidades tradicionais, desenvolvendo pesquisas, assessoria técnica, mediação de conflitos e elaboração de documentos especializados. Na produção cultural, cria plataformas hipermídia, realiza filmes e curadorias de acervos audiovisuais ligados à cultura popular. Faz de sua prática profissional um exercício de ativismo em defesa das comunidades tradicionais.

Gabriel Luz Siqueira de Aquino Vieira – Cientista Social formado pela UFSC, atualmente é mestrando em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC e pesquisador do coletivo de estudos em ambientes, percepções e práticas (Canoa/UFSC). Sua pesquisa se debruça sobre o cultivo de uma espécie de alga exótica (Kappaphycus Alvarezii) em Florianópolis/SC e compõe o cineclube Viramundo.

Naju Pereira – Jornalista pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), mestranda em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC e pesquisadora sobre feminismo negro, identidade e pertencimento pelo Núcleo de Estudos de Identidaddes e Relações Interétnicas (NUER/UFSC).

Jeferson Vieira – Formado em Produção Multimídia e especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual. Atua no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), na Coordenadoria de Produção Audiovisual, onde trabalha como roteirista, operador de câmera e editor. Também é graffiteiro há mais de dez anos, trombonista e percussionista em blocos de rua. Atualmente é mestrando em Antropologia Social pela UFSC e integra o coletivo Panelinha Audiovisual.

 

Comissão Mostra Artística

 

Ivan Gomes – é doutorando em Antropologia Social e pesquisador na UFSC-PPGAS-CANOA. Foi visiting scholar no Science, Technology and Culture Lab. na Universidade de Osaka, Japão (2024–2025). Sua pesquisa multissituada foca nas relações entre infraestruturas e paisagens multiespécies no contexto da globalização, colonialismo, imperialismo e mudanças climáticas. Também atua como produtor cultural nos projetos Estufa Cultural e Cerâmica na Estufa, realizados no município de Piên, Paraná.

Oendu de Mendonça – é doutorande em Antropologia Social (UFSC), pesquisando práticas educativas Guarani Mbya, com foco em escolas autônomas. Integra o Núcleo ARANDU, coordena o GT Arte e Povos Originários (ABRACE) e é diretoria do Tabihuni. Mestre em Performances Culturais (UFG), licenciade em Artes Visuais (UFRGS), atua em pesquisa, curadoria e arte indígena.

 

Comissão de Certificados:

Vitória da Silveira Alves  – Antropóloga e mestranda no PPGAS/UFSC. Pesquisadora do Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas (CANOA/UFSC) e integrante da Comissão de Antropologia Digital da IUAES. Faz pesquisa com pescadores das Baías Sul e Norte de Florianópolis tentando entender a percepção dos mesmos sobre mudanças climáticas, infraestruturais e legislativas.

Taynah Alves Soares – Doutorando em Antropologia Social (PPGAS/UFSC), Mestre em Antropologia (PPGA/UFPE), Graduando em Sociologia (Estácio) e Graduado em Biomedicina (UFPE). Integrantes do Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas (CANOA/UFSC) e atualmente pesquisa com crianças no contexto da pesca da tainha em Florianópolis, buscando compreender suas relações com o ambiente, humanos e não humanos.