Relações Com/Entre Ambientes: percepção, atenção e as artes-de-notar

Este ateliê de pesquisa tem como objetivo refletir sobre a percepção do ambiente (Ingold, 2000), utilizando conceitos como learn to attend (Ingold, 1993) para pensar nas interações das pessoas com o mundo através da relação com outros. Enfatizando contextos de infância e juventude, mas não se restringindo a tal recorte etário e, ao mesmo tempo, buscando evidenciar não apenas questões ambientais e ecológicas, mas ambientes urbanos, institucionais, dentre outros. Interpretamos o ambiente a ser percebido como não somente algo relacionado a composição da(s) paisagem(ns), mas também o pontapé das artes-de-notar dos atores, sejam eles pessoas, entes mais-que-humanos, relações ecológicas e/ou relações forçadas pelo capital, que se relacionam e compõem os ambientes (Tsing, Matthews, Bubandt, 2019; Tsing, 2019;2015). Refletimos que essa sinfonia é capaz de revelar relações outras a partir do contextos evidenciados e daqueles que estão envolvidos com essa paisagem, possivelmente abrindo novas possibilidades de habitar o mundo. Dessa forma, procuramos trabalhos que reflitam sobre as relações de diferentes atores com paisagens e ambientes variados (para além de construções ecológicas), com enfoque em diferentes contextos geracionais, não sendo este um limitador.

Coordenação:

Vitória da Silveira (ME-PPGAS/UFSC);

Taynah A. Soares (DO-PPGAS/UFSC)

Debatedor:

Alci Albiero Júnior (PPGAS/UFSC)