Roda de conversa – Roda de saberes da pesca artesanal
Resumo da proposta:
A roda de conversa propõe um espaço de troca de saberes, narrativas e experiências da pesca artesanal em Florianópolis. Objetiva-se ocupar a universidade com a presença das comunidades tradicionais pesqueiras que contribuem em diversas pesquisas com a pesca realizadas no campo da antropologia.. A roda terá como protagonistas os pescadores e entre os convidados estarão instituições que atuam no campo. As proponentes farão a mediação da conversa.
Participantes convidados:
Os convidados serão pescadores, agentes comunitários e representantes de ranchos de pesca. Também serão convidados o Instituto Multidisciplinar do Meio Ambiente e Arqueoastronomia; o Projeto Tekoá Pirá; o técnico em antropologia do Ministério Público de
Santa Catarina, Marcos Farias de Almeida; a técnica em patrimônio imaterial do IPHAN SC, Carla Ferreira Cruz; a pastoral da pesca, representada por Valmira Gonçalves (Caca), dentre outros.
Eixos temáticos propostos:
A exposição será orientada por temas identificados nas pesquisas realizadas
1. Avaliação da temporada de pesca 2025: políticas de pesca, questões climáticas e
territoriais
2. Políticas de cota e burocratização das práticas pesqueiras.
3. Ranchos e territórios da pesca: espaços de memória e identidade.
4. Patrimônio cultural e transmissão de saberes.
5. Conflitos e alternativas socioambientais.
6. Conhecimento de relações ecológicas, entre pessoas, animais marinhos e forças
oceânicas.
Metodologia:
A mesa terá formato de roda de conversa, buscando promover a escuta e a valorização dos saberes locais. O protagonismo será dos pescadores, cujas narrativas e experiências orientarão o debate. Pesquisadores atuarão na costura e contextualização antropológica. O
encontro será mediado por membros do grupo organizador, em diálogo com o público. Durante a roda teremos café e biscoitos, para aproximar a sala de aula da “hora do belisco”, momento no qual acontecem as conversas nos ranchos.
Coordenação:
Beatriz Demboski Búrigo;
Natália Seeger Duarte;
Paula Pfluger Zanardi.